29 abril 2010

Amadora - Serpa - Mertola - Minas de S. Domingos

E aqui vem o meu resumo do fim de semana de Pascoa, que passou, em que aproveitei o facto de ter sido feriado na sexta-feira, e fui dar um volta pelo Parque Natural do Guadiana.


Eramos para ir na sexta logo de manha, mas decidimos ficar a dormir mais um pouco, já que durante a semana se dorme pouco e mal pois o tempo pra fazer tudo durante o dia nao estica (devia ser proibido acordar antes das 10 da manha). La fomos nós á aventura pela nacional (nunca tinho ido em direcção a Beja pela nacional), a melhor maneira de se desfrutar verdadeiramente da viagem e das paisagens.


Porco preto... não me lembro de alguma vez ter visto desta raça... estava mm acostumado aos cor de rosa lol


Chegamos a Serpa por volta das 18h30, iamos dormir numa pousada mas estava tudo cheio devido ás festas de Serpa serem nesse fim de semana. Depois de muito procurar la fomos nós parar ao parque de campismo e rendeu bastante: bem barato e sem muita gente! Tivemos que dormir no carro, porque nao levamos nada pra viagem a contar que as pousadas nao tivessem cheias (pra proxima ja nao me enganam, parques de campismo FTW). Ainda deu para vermos um filmezito (review feita aqui no blog) no nosso portatil que a bateria da pra bastante tempo e descansamos um pouco até de manha e lá fomos nós, após o pequeno almoço, em direcção a Mértola, mas pelo monte! 

A viagem começou cedo, acordamos por volta das 7h, se bem que nao foi bem acordar, parece que nao preguei olho a noite toda... mas la fomos nós tomar o pequeno almoço e seguir viagem! Acho que o melhor é colocar aqui algumas fotos da viagem até mértola, em vez de estarem praqui a ler...








Nao me enfiei na lama, nem colhi espargos... ahahahah





Tenho que escolher apenas algumas fotos, senão nao faço mais nada do que upload interminaveis, e aqui no blog é apenas um resumo para terem uma noçao de como foi! A seguir vem uma das coisas esperadas desta viagem: o Pulo Do Lobo! Com a chuva que tinha caído nos ultimos tempos o Guadiana estava carregado... e enquanto que parecia extremamente calmo antes de chegar ao Pulo do Lobo... neste sítio é tudo menos calmo!!







Não há palavras ou fotos que mostrem a verdadeira beleza. Quem puder, tem que ir visitar mesmo! A seguir fomos almoçar a Mértola e depois lá fomos nós, desta vez em direcção ao Pomarão. Uma vila muito bonita ali ao lado de Espanha e com uma barragem enorme mesmo ao lado. O Pomarão era a vila que recebia o minério recolhido pelas Minas de S. Domingos e daí era distribuido.






A seguir ao Pomarão fomos até Espanha, já que era ali ao lado, quem sabe até para meter gasóleo mais barato no carro... mas quando chegamos á primeira povoação deparamo-nos com um cenário esquisito... cidade, ou vila, completamente vazia, tudo fechado, inclusive as bombas de gasolina (acho que ainda nem tinha sido inaugurado)... Muito esquisito mesmo! E lá voltamos nós para Portugal, em direcção ás Minas de S.Domingos. Deixo então as ultimas fotos, sobre a viagem até ás Minas, e sobre as Minas inclusivé.













E pronto, sao estas algumas das fotos que fomos tirando, com um pequeno resumo do que se passou! Isto de passar as fotos para o blog dá um trabalho... por isso que demorei umas quantas semanas a actualizar! Mas já está e espero que gostem! 

Portugal é dos países mais ricos em termos de paisagem, só falta mesmo é ser explorado por todos nós que nao conhecemos nem 10% daquilo que ele nos pode oferecer. Em vez de procurarem destinos de férias paradisíacos, explorem primeiro Portugal, pois é tão bonito ou ainda mais que esses sitios pelo mundo fora. Dá para dividir as férias durante o ano e viajar cá dentro e ir para fora também!

4 comentários:

Anónimo disse...

Também acho, portugal tem muito mais que explorar do que se pensa, deve ter sido uma boa viajem!

Eliseu Afonso disse...

Simplesmente fantásticas estas fotos.
Esse burro do mato tem estilo.
Parabens filhote.

Bjs

Ema disse...

curtia de ir as minas por acaso...já me tinham falado disso e agora com estas fotos fiquei fã!

faz mais posts destes cada vez que fores passear, gostei muito e dá para tirar ideias para passeios ocasionais :).

one love*

Graça Gomes disse...

Olá, Leandro!
Com que então, bela passeata, aproveitando umas curtas férias.
Pelas fotos imagino com que intensidade viveste esses dias.
Toda essa zona é linda de morrer!
E tu, que és um amante da natureza,
presumo que tenhas aproveitado ao máximo.
Um beijo.